11 de outubro de 2017

Finding new places | Jardim Botânico do Porto

Olá olá gente gira,
Sou um pouco suspeita para falar, mas a cidade do Porto é realmente uma cidade lindíssima e não podemos reclamar.
Podemos ter contacto com o rio, com o mar e também com belíssimos parques e jardins de acesso livre. Já visitei e falei de alguns lugares muito bonitos da minha cidade e hoje optei por falar mais acerca do Jardim que foi fundo das fotos do look do post anterior. Como já puderam ler pelo título deste post, estou a falar do Jardim Botânico do Porto.
Este Jardim está localizado no centro da cidade do Porto, zona urbana e com bastante movimento, típico das grandes cidades, mas que quando o visitamos conseguimos sentir como se entrássemos noutra dimensão e ter contacto pleno com a natureza e as mais variadíssimas espécies que lá "habitam"
Se visitarem agora vão conseguir ver e sentir o outono, as folhas castanhas e avermelhadas já começam a surgir e ficam cenários lindos de se ver e fotografar.

É um espaço com história que podem ler mais aqui e nem sempre esteve localizado no Campo Alegre, atualmente conta com 4 hectares, está organizado em três patamares com caraterísticas muito distintas. No primeiro patamar, envolvendo a Casa Andresen, no segundo patamar, encontra-se o jardim de plantas xerófitas com diversos catos e plantas suculentas e onde podemos encontrar a estufa de catos, a estufa tropical e a estufa de orquídeas e finalmente, no patamar mais baixo, localiza-se o arboreto, no qual se encontram as coleções de coníferas, plantas autóctones, o fetário e o maior lago do Jardim.
Hoje, este jardim assume importância pela sua vertente botânica, possuindo um conjunto significativo de espécies quer pela sua raridade quer pela sua dimensão, nomeadamente espécies exóticas. É ainda representativo das quintas de recreio do Porto oitocentista e é também um espaço literário. É um lugar de referência na vida e na obra dos escritores Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A.
Deixo-vos com algumas fotos captadas durante a visita ao jardim.
Enjoy!
Os piqueniques são proibidos e também não é possível entrar com animais de estimação, mas a diversidade da flora é encantadora e vale perder uma tarde lá dentro tal como eu fiz no último feriado.
A entrada é gratuita e está aberto, nos dias úteis, das 9h às 18h e aos fins de semana, das 10h às 18h, sendo a entrada livre.

P.s: Muitas fotografias que publico aqui no blog têm a ajuda preciosa do meu namorado (principal parceiro aqui do blog) e este post existe porque ele conseguiu captar estas belas fotos (instagram: @aafonso18) os créditos são dele :)

Já conheciam?
Digam-me nos comentários se já visitaram este belo espaço.
Beijinhos e até ao próximo post.

6 comentários:

  1. A última vez que estive no Porto foi em 2015 e como foi só um fim de semana o Jardim Botânico ficou fora das nossas opções. Agora a ler o teu artigo e a ver as tuas fotos dá-me um bocadinho de arrependimento...
    Parece um local lindíssimo para um passeio e para observar flora diversa. E também pela vertente histórica e literária associadas!
    Ah! Gostei muito do teu look! :)

    http://theincompletediary.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te arrependas o Porto tem coisas lindas para visitar e acredito que visitast lugares muito bonitos... Numa próxima ja sabes e passas neste jardim.
      Muito obrigada. Adorei o teu comentário. Beijinho

      Eliminar
  2. Parece lindo, nunca visitei!! Já fui ao Porto mas não passei por aqui...

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/10/autumn-zaful-wishlist.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  3. Meu deus, vou tantas vezes ao porto e adoro! Mas nunca aí fui. Logo eu que sou uma apaixonada por natureza! Deixaste-me com imensa curiosidade, o post e as fotos estão excelentes!

    Beijinhos,
    https://iartgirl.wixsite.com/blog

    ResponderEliminar