25 de agosto de 2017

Finding new places | Capela Senhor da Pedra

Olá olá gente gira,
Gosto bastante de ler e fazer travel guides, puder escrever sobre sítios bonitos, que tive a sorte de visitar e trazer-vos conteúdo de qualidade é a cereja no topo do bolo. 
Alguma vez visitaram a praia de Miramar?
Há duas semanas tive essa oportunidade e fiquei a conhecer a Capela do Senhor da Pedra, fica no concelho de Vila Nova de Gaia.
Basicamente é uma Capela em cima de um rochedo enorme no meio da praia de Miramar, que serve como ponto de referência para os pescadores no mar. A praia é enorme e possui passadiços onde podemos fazer umas belas caminhadas por toda a costa com uma paisagem magnifica. No meu passeio visitei e fotografei na Capela assim como passei o resto da minha tarde de domingo na esplanada junto à praia a relaxar.
A data de construção desta capela é incerta, histórias e lendas foram sendo alimentadas nos últimos anos.
A 1ª Lenda da origem é que a capela foi edificada em forma de agradecimento, na sequência de um milagre que salvou um grupo de pescadores em risco de naufrágio. Houve um pároco que juntou as esmolas dos paroquianos para construir esta capela.
Será que isto é verdade? Não sei...
Diz-se que a data da sua construção foi em 1686, mas parece que não existe nenhuma prova documental e segundo o arquivo paroquial de Gulpilhares, existe um documento datado de 1794. Não fica por aqui. Em todas as pesquisas que fiz, não encontrei um consenso em relação à data de construção, mas segundo o catálogo dos Bispos do Porto, editado em 1742, este não faz referência à capela do Senhor da Pedra. Pode-se classificar que foi construída no tempo do rei Dom João V.
Misteriosa esta capela :)

Existem aqui várias Lendas...
2ª Lenda
Os habitantes de Gulpilhares, há séculos, quando pretenderam construir uma ermida ao Senhor da Pedra no terreiro conhecido por arraial, viram aparecer sobre os rochedos junto ao mar uma luzinha, quando estavam ocupados já no levantamento das paredes.
Aquela luz misteriosa aparecia todas as noites, insistentemente, o que causou emoção nos gulpilharenses, determinando-os nesse tempo a tomarem o facto como um sinal do Céu.
Em face de tal fenómeno abandonaram a construção em que estavam empenhados e mandaram construir a capela à beira-mar, sobre um rochedo, no sítio onde a luzinha costumava brilhar, que é a actual capelinha do Senhor da Pedra.
É nesse penedo, atrás da capela, que existe incrustada na rocha uma marca semelhante a uma pegada de boi, que o povo considera ser de um boi bento, que por ali passara.

Aqui poderão ver as Capela mais de perto...

Diz-se que é a única igreja do mundo virada de costas para o mar.
Gostaram?
Beijinhos e até ao próximo post.

4 comentários:

  1. Wow fotos fantásticas!
    Love, M
    www.blackrosebyannluck.com
    Passatempo Avon & Passatempo Jeffree Star Liquid Lipstick a decorrer no blog!

    ResponderEliminar
  2. Já la fui e adoro!!
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário querida :)
      É mesmo lindo ne?!
      Beijinho

      Eliminar