23 de março de 2018

Turistando por Lisboa | Roteiro 3 dias

Olá olá gente gira,
Quem me segue principalmente pelo instagram, deve ter reparado que na última semana andei por Lisboa. Consegui prolongar o meu aniversário e festejar mais uns dias fora do Porto :)
Quanto a vocês não sei mas eu, antes de qualquer viagem ou passeio gosto de me organizar e planear. Desta vez não foi exceção e fizemos antes da viagem um roteiro totalmente personalizado para todos os dias que iríamos estar em Lisboa.
Como fomos no Inverno este roteiro foi pensado a contar com dias de chuva, porque o tempo é bastante imprevisível. Dava chuva para todos os dias da semana mas conseguimos pelo menos dois de sol, já não foi mau :P Obrigadinha São Pedro. ;)
Como só podíamos fazer check in no hotel a partir das 14h e como escolhemos ir de avião bem cedo para aproveitar ao máximo o nosso dia, optamos por ir do aeroporto para o hotel para guardar as malas.

Dica: Verifiquem sempre com antecedência se o hotel onde irão ficar vos guarda as malas antes do check in e depois do check out. Dá imenso jeito.

Malas guardadas, o próximo passo era tomar o pequeno almoço e depois comprar mantimentos para o dia seguinte.
Decidimos ir ao Centro Colombo, aproveitar para conhecer, almoçar e ainda ver o estádio do Benfica, que fica mesmo ao lado.
Dica: Algo que achamos útil nesta viagem foram as viagens de metro que nos permitiram chegar a vários sítios em pouco tempo. Cada viagem fica a 1,45€, fora o cartão que custa 0,50€ (só se compra uma vez e tem validade de 1 ano), logo optamos por comprar nos dias que queríamos ver mais coisas e que eram distantes, um bilhete de 24h por 6,30€ que nos permite andar em qualquer linha da Carris. Fazendo as contas, só de ida e volta para um sítio seriam 2,90€, logo para quem andar bastante acaba por compensar. Digo isto porque não há o sistema de tempo como aqui no Porto, uma vez que saímos do metro ou do eléctrico o nosso bilhete termina.
Continuando...

Depois do almoço subimos até ao Miradouro de São Pedro de Alcântara, onde encontramos também o Ascensor da Glória. O Miradouro estava em obras, mas mesmo assim a vista era linda. E desta ponta seguimos para outra, daí os transportes da Carris serem tão úteis. Fomos até Belém, onde vimos de perto o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e claro, comer os famosos Pastéis de Belém.
Como vos disse anteriormente, fomos comprar mantimentos, isto porque estava nos nossos planos ir a Sintra no segundo dia da viagem :) Felizmente o dia aguentou-se muito bem e só choveu bem à noitinha.
Fomos de comboio para Sintra, que apanhamos na estação ferroviária do Rossio, sendo que o total da viagem ficou por 4,50€.
Mal chegamos a Sintra, logo na saída da estação, tem imensas pessoas a tentar vender viagens até ao alto da serra. Credo! Tantos!!! Como nós já nos tínhamos informado, fomos logo procurar a paragem do autocarro 434 (circuito da Pena), autocarro este que faz um circuito pelo centro da vila de Sintra, onde é possível ver o Palácio Nacional de Sintra (9€ a entrada); o Castelo dos Mouros (7,5€ a entrada) e o Palácio da Pena (Palácio + Jardins = 11,5€). Este circuito tem um custo de 5€ e podemos entrar e sair durante todo o circuito. Caso quiséssemos ir a outros sítios, como a Quinta da Regaleira, por exemplo, seria outra linha de autocarro. Tínhamos duas opções, comprar outra viagem de 5€ ou então uma de 12,5€ e tínhamos direito a todas as linhas, mas como um dia não dá para ver tudo não iria compensar, então optamos por ver apenas os três que referi anteriormente. O nosso foco era o Palácio da Pena.  A Quinta da Regaleira terá de ficar para outra oportunidade :)
Ainda bem que aproveitamos bem os dois primeiros dias, porque os seguintes não foram tão agradáveis meteorológicamente ahaha

No terceiro dia, o tempo já não estava no seu melhor portanto optamos por descansar mais um bocado no hotel e sair para almoçar a uma adega típica no bairro alto, chamada Adega Tagarro, onde comemos umas belas pataniscas com arroz de feijão que nos soube pela vida :p
Até lá fomos a pé, para conhecer as ruas e jardins por onde passávamos.

Claro que não aguentou muito tempo sem chover e nessa quarta feira foi temporal de norte a sul do país, mal saímos da Adega começou a chover e os nossos planos eram descer até ao Cais de Sodré.
Como chovia imenso, apanhamos "boleia" no ascensor da Bica que nunca tínhamos andado e é muito giro, podemos subir e descer com o mesmo bilhete e não precisa de ser no mesmo dia. Achei isso muito giro e prático para quem é turista ;)
Ora bem, já no Cais de Sodré aproveitamos para conhecer o mercado da Ribeira, enorme e cheio de opções gastronómicas :)
Depois disto acabamos por ir descansar para o hotel e esperar que o tempo melhorasse e saímos a meio da tarde para andar pelo Chiado, Rossio, Rua Augusta e Terreiro do Paço, comer um geladinho na Amorino, fazer umas fotos giras, fazer tempo até à hora de jantar e ver Lisboa à noite :)
No último dia, foi também mais soft como no terceiro e fomos conhecer a "famosa" Pink Street que nos deu umas fotos bem giras para o instagram :p
E seguimos rumo à Biblioteca Nacional e à Torre do Tombo, localizadas no campus universitário e aproveitamos para almoçar e conhecer o Frankie Hotdog onde comemos um cachorro quente delicioso.
Depois de almoço, seguimos novamente para o Chiado e queríamos ver Lisboa por cima sem gastar muito. Como não estava nos nossos planos subir ao Castelo de São Jorge nem ao Elevador da Santa Justa, descobrimos que por "apenas" 2,50€ (mais barato só de graça mesmo!) podemos subir ao Arco Triunfal da Rua Augusta, que nos oferece uma vista panorâmica sobre a Praça do Comércio, que é qualquer coisa de espetacular.

Dica: Preparem um bom par de sapatilhas de caminhada e disposição para subir e descer.

Vocês devem estar a estranhar por dizer no título "Roteiro 3 dias" e eu ter ido 4 para Lisboa, coloquei assim porque tendo em conta os sítios visitados daria perfeitamente para ver tudo o que vimos em 3 dias, porque se não tivéssemos tido dias de chuva aproveitava-se muito mais.

Ainda ficou muito por ver, mas acho que até foram uns dias bem aproveitados.
Gostaram? E vocês o que gostam mais em Lisboa?
Beijinhos e até ao próximo post.