6 de março de 2018

Maquilhagem Vegan ou Cruelty free

Olá olá gente gira,
Fui desafiada mais uma vez pela Lovers Portugal e para isso tive de fazer algumas pesquisas, porque sou muito sincera "nunca" me preocupei em distinguir os produtos de beleza ou maquilhagem que contêm compostos de origem animal. O Veganismo é um movimento a respeito dos direitos animais que "está cada vez mais na moda" e acho que o vegano (ou vegan), pessoa que pratica o veganismo em todas as suas ações, seja na alimentação ou não, tem o direito de puder ter uma rotina de beleza com produtos que não sejam de origem animal e felizmente muitas marcas já têm criado linhas de produtos adequadas a esse consumidor.
Não vou ser hipócrita e dizer que já testei imensas marcas e linhas de produtos vegan, porque NÃO, no máximo experimentei cruelty free, portanto hoje decidi trazer-vos este conteúdo meramente opinativo, porque além de um tema que não domino e que me desafiou, é bastante atual, interessante e que na minha opinião não é muito divulgado. Ainda há quem confunda veganismo com vegetarianismo. :/
O importante é sempre estar bem informado.

Maquilhagem Vegana e Cruelty Free são a mesma coisa?
Não! Como por definição vegan e cruelty free significam coisas diferentes, devemos entender esses conceitos aplicados nas maquilhagens que usamos.
A maquilhagem vegana não tem ingredientes de origem animal na sua composição, mas pode ter ingredientes que são testados em animais. Enquanto isso, cruelty free significa que não foi testada em animais. É um assunto controverso, porque há marcas cruelty free que não são veganas. É confuso, tal como a lei, por isso é que ainda existe muito abuso neste mundo e também muitas marcas vão pelas leis de cada país, na China por exemplo, é obrigatório o teste em animais, mas isso fica para outro post. ;)
Existem no mercado 4 termos que podem confundir o consumidor na hora de comprar produtos de cosmética e são eles: orgânico, vegan, natural e até cruelty free.
Uma marca pode não usar ingredientes animais – e ser, por isso, vegan –, mas ter uma composição química e, portanto, não é natural.

Depois de tudo isto, vocês perguntam... mas Cristiana vamos agora deitar a nossa maquilhagem toda fora?! 
Claro que não! Vai da consciência de cada um, como disse anteriormente esta publicação é meramente opinativa e claro que se quiserem adoptar o estilo vegan e cruelty free GO FOR IT! Eu não vou mentir, eu terminaria os produtos já comprados primeiro e depois adquiria novos. ;)

Como simples mortal, a minha dúvida é: Do que são feitos os produtos de maquilhagem vegan?
Sem pesquisar muito, o que me leva a pensar é que se não tem ingredientes de origem animal, acabam por ter mais químicos. Será mesmo isso?

Algumas marcas já começam a acompanhar a tendência da mudança nos hábitos alimentares e lançam linhas de produtos vegan, tais como a Urban Decay,  Gosh, Lush, Elf, ZaoMakeup e Celeiro.
As empresas e os fabricantes não são legalmente obrigados a rotular quais dos seus ingredientes foram derivados de um animal, fonte vegetal ou sinteticamente. Isso torna incrivelmente difícil dizer se os cosméticos são veganos apenas lendo a lista de ingredientes.

Digam-me uma coisa, é só de mim ou não se consegue entender "nada" do que se lê nos rótulos dos produtos? Segue em baixo uma imagem como exemplo do que podemos encontrar nos produtos que usamos. Sim eu sei que há coisas que é melhor nem saber ahah mas neste caso acho que é importante e deveria ser do conhecimento público. As informações estão mascaradas com palavras como Hydroxyhydrocinnamate ou Tetraisostearato de pentaeritritil. É estranho ne?! Podem teoricamente ser derivados de animais.

Se usar produtos que possuem ingredientes de origem animal, como o mel da abelha, então não concordo a 100% com o veganismo. Não vejo mal em usar algo que a natureza nos fornece. Agora quando matam e torturam/usam seres vivos para fabricar um produto, aí sim, sou contra. E a meu ver aderir ao veganismo é isso mesmo, unir para uma causa maior e parar com a crueldade para benefício próprio. Se existem alternativas, que não nos prejudicam porquê ir pelo caminho mais fácil?

Digam-me nos comentários quais as marcas que conhecem que sejam 100% vegan e quais produtos recomendariam ;)
Beijinhos e até ao próximo post.

4 comentários:

  1. Quanto à questão que lançaste (de que são feitos os produtos que não têm ingredientes de origem animal?) estás enganada ao pensar que têm mais químicos. Por norma, os produtos vegan são mais simples. Olhando para os ingredientes de uma base da Lush: aveia, água de flor de laranjeira, óleo de amêndoa, manteiga de cacau, glicerina, óleo de jojoba, dióxido de titânio e depois 7 sintéticos. Se comparares isto a uma base "normal" quase todos os ingredientes são químicos e tens um ou dois naturais.
    Acho muito interessante teres lançado este debate! :)
    http://barbarabaltarejo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que tenhas gostado e comentado. Obrigada ;)
      A minha questão é realmente uma dúvida, que acredito que não deva ser a única a tê-la por isso é que questionei se teriam mais químicos, para criar algum debate e nos ajudarmos a esclarecer este tema. :)
      Obrigada pela tua opinião, acho que faz todo o sentido :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Um post muito interessante e sobre um tema que AMO!
    Obrigada por partilhares o teu conhecimento, no que trata a cosmética e assim não percebo muito, por isso é bom estar informada das diferenças para quando for comprar certos produtos. ❤️ E concordo a 100% sobro o que é "aderir ao veganismo". Ser vegan é praticar um estilo de vida, não só uma determinada alimentação.

    https://www.asdicasdavanessa.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida. Foi grande desafio escrever algo assim :)
      Beijinho

      Eliminar