segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Superstições para o Ano Novo 2016

Olá gente gira,
Alguém é supersticioso ou tem alguma mania especialmente na noite de ano novo?
Pois! Eu confesso que sim. Cumpro algumas coisas nesta noite.
Como não sou nenhuma expert no assunto fui fazer umas pesquisas e descobri algumas coisas que desconhecia e que as pessoas praticam nesta noite, são intermináveis. 
Sinceramente eu acredito que, querer é poder, por isso mesmo que não resulte é altura para pensar em coisas positivas e fazer a nossa wishlist para o próximo ano. Desejar mais e melhor.

Eu, não sou muito "paranóica" para que tudo seja perfeito em relação ao assunto. 
Por exemplo penso na cor da roupa que vou vestir e na cor da cuequinha quase como toda a gente (acho eu) digam-me se estiver enganada :p
Algo que faço sempre é entrar com o pé direito :) Quando passo em casa costumamos subir uma cadeira no ano velho e só descer com o pé direito no ano novo, com a maior nota que tivermos na mão. :)
Mas quando não tenho onde subir, simplesmente levanto o pé direito para entrar com ele no novo ano. :p
Claro que não podem falhar as 12 passas na mão.
Não é nada de especial, mas são pequenas coisas que têm nesta época um papel muito importante para nos certificarmos de que tudo vai correr como o desejado.
Digam lá se não são as pequenas coisas que marcam a diferença?! Já são mais uma tradição :)
Cores refletem o estado de espírito nesta noite:
  • ir vestida de branco simboliza a paz, prosperidade, harmonia e luz; 
  • o prateado denota o desejo de espiritualidade, a conexão com a purificação e oração; 
  • o dourado revela o auge da espiritualidade, as riquezas em sentido amplo, mais voltadas para a futilidade; 
  • o lilás traduz um desejo de reflexão, a serenidade, os impulsos de espiritualidade; 
  • a cor azul demonstra um clima de harmonia de diálogos, relações, desejo de melhoria nas comunicações em geral. 
  • o verde é a cor ideal para desejos de saúde, de estabelecimento do equilíbrio e harmonia; 
  • o vermelho simboliza os desejos de forte emoção, paixão e sexualidade, sendo que esta é a cor tradicional para espantar o mal; 
  • o castanho traduz uma mensagem de ajuda na conquista ou melhoria de emprego; 
  • o preto é demonstrativo do desejo por fortes mudanças, assuntos materiais em geral, e uma acentuada conotação da sexualidade.
O mais importante de tudo é ser positivo, não só nesta noite, mas durante o ano todo. Evitar dizer palavras como "não" e "azar", na minha opinião atraem o lado negativo das coisas.
Existem diversas superstições, pequenas coisas que devem, ou não, fazer para que comecem o ano com o pé direito: 
  • evite discussões no primeiro dia do ano para não as ter o ano todo;
  • faça uma limpeza geral em toda a casa, deite fora tudo aquilo que não interessa, isso vai garantir boas energias;
  • se queremos atrair dinheiro é usar uma peça de roupa amarela e ter uma nota dentro do sapato;
  • não use roupas apertadas durante a passagem de ano, para não ter dificuldades no ano que se inicia;
  • se a palma direita da sua mão lhe der comichão isso é sinal de que irá receber algum dinheiro, mas se for a palma oposta o mais certo é perder dinheiro; 
  • comer ervilhas na ceia, trás sorte no Ano Novo, e a sorte aumentará se o prato for acompanhado de repolho verde; 
  • o chocolate atrai riquezas; 
  • as ostras atraem um ano farto em sexo; 
  • as uvas e maçãs devem fazer parte da ceia dos apaixonados, pois estes frutos representam a união e o amor; 
  • deve comer-se doze passas, uma por cada badalada, ao mesmo tempo que se vão pedindo desejos, embora só se realizem se cada passa acompanhar cada badalada;
  • subir com o pé direito num banco, degrau ou cadeira, pois é um impulso para subir na vida;
  • pular só com o pé direito à meia-noite atrai coisas boas; 
  • para teres sorte no amor, à meia-noite, cumprimenta, em primeiro lugar, uma pessoa do sexo oposto;
  • não passes a passagem do ano com os bolsos vazios, porque assim eles vão continuar vazios o resto do ano; 
  • usa lençóis limpos na primeira noite do ano, para assim deixar os possíveis problemas do ano anterior na máquina de lavar. 
Acredito que possam existir umas quantas superstições que ainda desconheço, mas acho que já vos fiz uma bela lista. Toca a cumprir tudinho ahaha :)

Digam-me nos comentários o que costumam fazer na noite de ano novo. Tenho curiosidade.
Ah! Muito importante: Não passes a noite de Ano Novo a dormir!
Beijinhos e até ao próximo post.

6 comentários:

  1. epah, eu fico-me pelas cuequinhas azuis e pelas 12 passas... chega e sobra!!!

    http://tehteh25.blogspot.com

    xoxo

    ResponderEliminar
  2. Uau não conhecia quase nenhuma dessas superstições! Agradeço que me tenhas informado, adorei o post! :)

    Beijinhos, Brenda C.
    http://suspirosdocoracao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post!
    Criei um novo blog, caso queiras não deixes de passar e seguir-me caso gostes :): http://supreende-me.blogspot.pt/
    Beijinhos e bom ano novo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida :)
      Já visitei e já te sigo, gostei muito.
      beijinho

      Eliminar